Cookies: utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa politica de privacidade.

Fábricas Paradas. Ida, poderoso furacão de categoria 4 atinge os EUA.

 

O furacão Ida atingiu a costa no domingo na Louisiana como um poderoso furacão de categoria 4, e os meteorologistas esperam que a tempestade continue para o norte, seguindo o corredor químico do estado.

 

Muitas empresas já fecharam fábricas em antecipação à tempestade. Essas fábricas produzem muitos plásticos e produtos químicos que são escassos e a preços recordes. Se ficarem inativos por tempo suficiente, as paralisações irão apertar ainda mais os mercados.

 

Ida atingiu a costa perto de Port Fourchon, na Louisiana, com velocidade máxima de vento sustentada de 150 milhas / hora (241 km / hora), tornando-se um furacão de categoria 4 na escala de tempestade de Saffir-Simpson.

 

FECHAMENTO DE PLANTAS

A Dow encerrou suas operações em Louisiana, nas instalações de St Charles em Taft e em Plaquemine. Ambos os sites possuem crackers e fábricas de polietileno (PE).

 

A unidade de St Charles também fabrica ácido acético, ácido acrílico, óxido de etileno (EO), éteres de glicol e surfactantes, entre outros produtos químicos.

A unidade de Plaquemine também produz benzeno, tolueno, EO, éteres de glicol, propilenoglicol (PG) e óxido de propileno (PO), entre outros produtos químicos.

Em Baton Rouge, a ExxonMobil está ajustando suas taxas e fechando algumas unidades em seu complexo.

A unidade da ExxonMobil tem uma refinaria e um complexo químico que produz etileno, propileno, butadieno (BD), PE, polipropileno (PP), anidrido ftálico (PA), plastificantes, benzeno, tolueno, isopropanol (IPA), óleos básicos e vários outros produtos químicos.

A BASF desativou suas fábricas Geismar no domingo aonde produz butanodiol (BDO), EO, diisocianato de difenil de metileno (MDI), diisocianato de tolueno (TDI) e polióis de poliéter.

 

A Phillips 66 fechou sua refinaria Alliance em Belle Chasse, Louisiana. Além do combustível, a refinaria fabrica benzeno, xilenos mistos (MX), tolueno e propeno.

A Shell fechou suas fábricas em Geismar e Norco.

Geismar fabrica alfa olefinas lineares (LAO), etilenoglicol (EG), EO e éteres de glicol.

A Norco fabrica etileno, propileno e BD.

 

Os produtos fabricados em muitas dessas fábricas já são escassos e as paralisações podem agravar a disponibilidade.

 

Os preços do MDI dos EUA atingiu um recorde, refletindo o aperto no mercado.

 

Outras fábricas podem fechar quando Ida se mudar para o interior.

 

A parte oriental da Louisiana atingida por Ida tem uma grande concentração de fábricas que produzem cloreto de polivinila (PVC), um plástico usado para fazer canos e também revestimentos e perfis usados ​​na construção de casas.

 

Os preços de contrato dos EUA para o PVC já haviam atingido recordes antes do furacão Ida.

 

O PVC é feito com cloro, e o leste da Louisiana tem várias fábricas que produzem o produto químico, junto com a soda cáustica, um subproduto dessas unidades.

 

 

Quedas de energia podem interromper as operações em fábricas de produtos químicos e atrasar seu reinício.

 

Portos ameaçados pelo furacão Ida restringiram suas operações ou os fecharam.

 

POTENCIAL DOS DANOS

 

O tamanho, a força e o caminho de Ida podem causar danos no valor de bilhões de dólares.

A empresa de dados imobiliários CoreLogic estimou na sexta-feira que a tempestade de Ida está ameaçando 941.392 casas. Se todas essas casas fossem destruídas e substituídas, a CoreLogic estima que o custo seria de US $ 220,37 bilhões.

O valor do custo de reconstrução representa o pior cenário, disse CoreLogic. Para referência, a empresa estimou em 2020 que o furacão Laura pode ter causado US $ 8 bilhões a US $ 12 bilhões em perdas seguráveis.

 

Reparos, reformas e construções residenciais constituem um importante mercado final para diversos produtos químicos e polímeros.

O pigmento Dióxido de titânio (TiO2) é usado em tintas.

 

Os solventes usados ​​em tintas e revestimentos incluem acetato de butila (butac), acrilato de butila (butil-A), acetato de etila (etac), éteres de glicol, metil etil cetona (MEK) e isopropnaol (IPA).

 

Misturas de solventes alifáticos e aromáticos também são usadas para fazer tintas e revestimentos.

Para polímeros, poliestireno expansível (EPS) e espuma de poliuretano (PUR) são usados ​​no isolamento.

Os poliuretanos são feitos de MDI, TDI e polióis.

 

Polietileno de alta densidade (HDPE) é usado em tubos. O PVC é usado para fazer revestimentos, caixilhos de janelas, fios e cabos, pisos e membranas para telhados.

 

As resinas de poliéster insaturadas (UPR) são usadas para fazer revestimentos e compostos.

 

Monômero de acetato de vinila (VAM) é usado para fazer tintas e adesivos.

 

O NHC dos EUA advertiu que "tempestade catastrófica, ventos extremos e inundações repentinas" devem continuar em partes do sudeste da Louisiana.

 

"O centro de Ida se moverá mais para o interior, no sudeste da Louisiana esta noite ", disse NHC.
"A previsão é de que Ida se mova bem para o interior sobre partes do oeste do Mississippi na segunda e segunda à noite, e atravesse o Vale do Tennessee na terça-feira", disse o documento.

 

fonte: ICIS

Voltar à lista